Hoje completa 20 anos do lançamento do Mac OS X

No dia 24 de Março de 2001, a Apple tornava público o seu novo sistema operacional, o Mac OS X. Naquela sábado, o sucesso do conceituado Mac OS trazia a sua primeira versão, batizada de “Cheetah”.

Ao longo dessas duas últimas décadas, o sistema operacional da Apple passou por inúmeras e grandiosas mudanças. Mas foi com o Mac OS X que a empresa saiu da área de falência, transformando-se em uma das empresas de maior sucesso e lucrativas do mundo.

O saudoso Steve Jobs foi quem apresentou o Mac OS X, em janeiro de 2000 na Macworld Expo. Ele disse na época que o Mac OS X iria “encantar os consumidores com sua simplicidade e surpreender os profissionais com seu poder”. Ele também disse que era o “software mais importante” da Apple desde o sistema operacional Macintosh original de 1984.

No lançamento, o Mac OS X custava 129 dólares, e seu lançamento ocorreu em um momento em que a Apple ainda cobrava dos usuários de Mac por atualizações. As atualizações do Mac ficaram mais baratas com o passar dos anos e a Apple finalmente parou de cobrar por elas em 2013.

O Mac OS X tornou-se OS X em 2012 com o lançamento do Mountain Lion, um sistema operacional que introduziu um design mais minimalista que fez a transição dos designs skeuomórficos que a Apple havia usado sob a liderança de Scott Forstall. O OS X Mountain Lion acompanhou o iOS 7, que é conhecido por ser uma das maiores revisões de design do sistema operacional do iPhone.