Apple deve iniciar fabricação de chips de 4nm ainda em 2021

Segundo relatório do DigiTimes, a Apple já sinalizou que deve iniciar a fabricação de processadores de 4nm ainda este ano.

A data de lançamento não foi revelada. Portanto, mesmo com produção iniciada, há possibilidade de vermos essa evolução de processadores apenas no ano que vem.

O relatório aponta que a produção dos chips em 4nm deve ser iniciada no quarto trimestre de 2021.

Apple has already booked the initial capacity of TSMC’s N4 for its new-generation Mac series, the sources indicated. Apple has also contracted TSMC to make its next-generation iPhone processor dubbed A15, built using the foundry’s N5 Plus or N5P process node, the sources said.

A Apple já reservou a capacidade inicial do N4 da TSMC para sua nova geração da série Mac, indicaram as fontes. A Apple também contratou a TSMC para fazer seu processador iPhone de próxima geração chamado A15, construído usando o nó de processo N5 Plus ou N5P da fundição, disseram as fontes.

Em tradução livre

Vale lembrar que a Apple já vem utilizando o seu recém lançado M1, baseado em 5nm. O lançamento foi no final de 2020, e vem embarcado na nova linha Macbook e Mac Mini.

O termo 4nm é uma referência a distância entre os capacitores dentro do processador. Quanto mais próximos, menor pode ser o chip, e ainda comportando mais capacitores para melhor eficiência energética e de processamento.